Vamos falar sobre Encoders?
Os encoders são utilizados, geralmente, para determinar velocidade, posição ou sentido de rotação de um eixo de motor, fuso ou qualquer outro dispositivo móvel.
Encoders são muito utilizados na automação industrial. Eles fornecem medidas e controles precisos em relação a velocidade de rotação, velocidade linear, posicionamento linear ou de um motor.
O encoder é composto basicamente por um disco com marcações, um dispositivo emissor e outro receptor. Os encoders óticos em geral utilizam led como o componente emissor e um sensor fotodetector como o receptor.
As variáveis essenciais para que o encoder tenha um controle preciso são: a velocidade no sentido da rotação e/ou o ângulo exato em que ela para.
Os encoders também podem ser utilizados em conjunto com outros dispositivos como: controladores lógicos programáveis (CLP), contadores, tacômetros, ou com conversores de frequência para sinais analógicos.
Modelos de Encoders
Basicamente existem dois modelos de encoders: Linear e Rotativo. Os dois dispositivos funcionam de maneira semelhante. Os encoders do tipo linear medem a posição de um objeto ao longo de um comprimento e os rotativos indicam a posição através do movimento de rotação no eixo. A escolha de qual tipo vai depender dos requisitos envolvidos na aplicação.
Com a utilização dos encoders é possível obter Informações precisas para controle em uma grande variedade de aplicações como mesas rotativas, máquinas pick and place, máquinas operatrizes, empacotadoras, robótica e outras. Um encoder (para aplicações industriais) é um tipo de sensor especial que captura a posição e a transmite para outro dispositivo como comandos numéricos computadorizados (CNC) ou drivers controladores de motor ou servomotor principalmente como sinal de resposta (feed back da malha fechada de controle) ao movimento determinado pelo controlador.
Quando utilizar um encoder?
Por ter uma ampla utilização em sistemas de automação, os encoders são utilizados em diversos processos da indústria, como controle de tensão de esteiras, abertura e fechamento de portas automáticas, envase e rotulagem de frascos, entre outros.
Exemplo prático de utilização de um encoder
A forma de uso mais comum para encoders é na leitura de velocidade/RPM do motor. Neste tipo de aplicação, o equipamento é instalado no eixo do motor, o que permite a ele informar a frequência de pulsos ao controlador programável que, por sua vez, consegue calcular a velocidade e a direção da rotação do motor. Este trabalho em conjunto entre o controlador e o encoder garante que o motor funcione da forma correta e segura, não de uma forma descontrolada que comprometa o processo em áreas onde este tipo de medição deve ser precisa.