logotipo-ribeiro-automacao-industrial

DPS – Dispositivo de proteção contra surtos

Dispositivos de proteção contra surtos

O DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surto – é um equipamento que tem como principal função proteger máquinas que funcionam com energia elétrica de picos de alta tensão, atuando com um desvio da descarga para o sistema de aterramento.

É um dispositivo essencial para proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos de estabelecimentos que trabalham com inúmeros aparelhos, como o segmento industrial, comercial e escritórios. Também pode ser utilizado em ambientes residenciais, já que previne a possível sobrecarga em itens como televisores, computadores e eletrodomésticos, proveniente de descargas elétricas atmosféricas.

Existem três classe de DPS:

Classe I: dispositivos com capacidade para drenagem de correntes parciais de um raio, para áreas urbanas periféricas e rurais, que ficam expostas a descargas atmosféricas diretas;

Classe II: dispositivos que drenam correntes induzidas, em edificações, com efeitos indiretos de descarga atmosférica;

Classe III: dispositivos instalados próximos a equipamentos ligados à rede elétrica, de dados ou telefônica, para proteção fina.

Todas elas funcionam a partir do mesmo princípio: a interação entre seus componentes e materiais internos. Um deles é o varistor, que desempenha um trabalho fundamental para o funcionamento do DPS. Por ser um resistor elétrico, o varistor depende da tensão para mudar o valor de sua resistência. Quanto maior a tensão menor a oposição à passagem da corrente elétrica, e quanto menor o valor da tensão maior será a resistência. Sua maior vantagem é o tempo de resposta extremamente rápido.

Ao escolher um DPS é preciso levar em consideração muitos fatores, como em qual local será instalado o dispositivo e a classe que deverá ser utilizada, qual será a máxima tensão de operação do dispositivo e sua máxima corrente de descarga.

A Ribeiro trabalha com DPS de alta qualidade, entre em contato e solicite um orçamento.