NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão
As NBRs são normas técnicas, que foram criadas com a ajuda de estudos envolta do tema, estipulando requisitos mínimos de segurança, qualidade e desempenho.
Segundo a ABNT, a norma NBR 5410 trata do funcionamento das instalações elétricas de baixa tensão, estabelecendo condições adequadas para seu funcionamento correto e seguro, o que garante a conservação dos bens e a segurança dos envolvidos. Considera-se de baixa tensão qualquer instalação elétrica que tenha no máximo 1000 volts em tensão alternada e 1500 volts em tensão contínua.
A NBR 5410 pode ser aplicada nas seguintes situações:
- Instalações temporárias;
- Instalações em reforma, novas ou já existentes;
- Áreas que estejam descobertas de edificações externas;
- Linhas elétricas de sinal que sejam fixas (com exceção de circuitos internos elétricos de equipamentos);
- Circuitos elétricos fora de equipamentos que estejam funcionando sobre tensão superior a 1000 volts, alimentados por uma instalação que seja igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada;
- Locais de marinha, acampamento e instalações análogas;
- Circuitos elétricos que sejam alimentados por sobre tensão nominal igual ou inferior a 1000 volts em uma corrente alternada, frequência inferior a 400 Hz ou a 1500 volts em uma corrente contínua.
Para seguir corretamente a norma é preciso:
1.Fazer a separação dos circuitos.
Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos profissionais desta área, devido a muitos dos atuais circuitos de iluminação serem combinados com os circuitos de tomadas, o que vai contra a norma NBR 5410.
Por isso, é necessário a separação adequada dos circuitos de iluminação, tomadas e tomadas específicas, que não ultrapassem 10A.
2. Conceder a potência mínima de iluminação.
Qualquer ambiente que tenha menos ou até 6m² precisa ter uma carga mínima de 100VA. Para lugares com mais de 6m², esse valor mínimo se torna 100VA para o 6m² e mais 60VA para cada 4m² inteiros que haja a mais no local, segundo a norma.
Além disso, a NBR 5410 determina que toda e qualquer dependência deverá ter no mínimo um ponto de luz, que seja fixo no teto e que possa ser acionado através de um interruptor na parede.
3. Conceder a potência mínima e o dimensionamento de tomadas.
É preciso incluir uma tomada a cada 5 metros, podendo extrapolar esse número de acordo com as condições e necessidades de quem contratou o profissional qualificado.
Há também as tomadas diferentes das comuns, como as usadas na instalação de um ar condicionado, chamadas de tomadas de uso específico (TUE). É preciso que essas tomadas sejam adequadas ao tipo de equipamento, evitando sobrecarga.
4. Usar o tipo correto de aterramento.
Por fim, todo projeto elétrico precisa contar com um condutor-terra instalado em cada um dos circuitos elétricos. Nesse caso, a norma NBR 5410 recomenda o uso de aterramento TT, TN-S ou TN-C. A mesma regra também vale para circuitos de iluminação.
Caso não haja o comprimento da norma, os riscos são graves e podem até mesmo causar incêndios, mau-funcionamento ou sobrecarga dos sistemas. Fique atento!